segunda-feira, 8 de setembro de 2008

"O Regresso dos Heróis"

Uma colagem com a qual pretendi, obviamente, assumir uma posição muito clara contra a guerra e os heroísmos "de cartão", tão típicos dos povos latinos... Uma das razões por que sempre me apaixonou a Itália (além dos livros cdo Pratolini que li na adolescência, deslumbrado...) é justamente a imagem (admito que falsa mas, ainda assim, particularmente entusiasmante...) que dela, Itália e delwes italianos, me transmitiu, sobretudo a minha Tia Graziela (cujo marido, o Tio Jack, combateu na II Guerra Mundial). A imagem de que, ao contrário dos alemães, seus aliados, não sentiam a mínima atracção pelas actividades militares (exceptuando os comparativamente inocentes rituais que a acompanham e fazem a delícia dos militares onde quer que se encontrem) e da guerra aspiravam sobretudo a que não os "chateasse" muito e acabasse depressa...
A minha Tia nunca deixava de me dar como exemplo a tomada da ilha de Pantellaria da qual a guarnição italiana, perante a ameaça de ataque, pura e simplesmente desertou, deixando o inimigo aterrado perante a hipótese de se tratar de um truque astucioso e dificílimo dfe descobrir...
Quanto à minha colagem, trabalhei-a sobre uma velha capa d' "O Independente" ao qual apus uma mandíbula de hominídeo pré-histórico...

Sem comentários: