Esta é uma colagem que me foi, por assim dizer, sugerida, muito remotamente, por um título clássico de Bernard Shaw---assim como por um pequeno incidente envolvendo um exemplar de uma edição portuguesa que não tive meios para adquirir e que já tinha sido vendido quando, por fim, consegui juntar a pequena quantia envolvida.

A obra de Shaw era "As Aventuras de Uma Negrinha Em Busca de Deus", numa daquelas preciosas edições da colecção "Miniatura" publicada pelos "Livros do Brasil" com capas que eram, muitas delas, belíssimas aguarelas de Bernardo Marques.
O exemplar em causa estava na Livraria Barateira (ainda no tempo do velho Romana) e, como o dinheiro que conseguia geralmente poupar do eléctrico, só me dava para um livro, vi-me forçado a optar e acabei escolhendo outro cujo título, porém, esqueci.
Da desilusão, ficou-me esta ideia genérica da procura laboriosa de um Deus que, no fim, se descobre, com mais ou menos profunda amargura, não estar "lá" onde imaginávamos encontrá-lo---uma circunstância que trancendendo, como é evidente, a frustração ocasional associada ao episódio menor do livro (que, todavia, nunca consegui aparagar por comp,leto da memória, como o caso presente demonstra...) aponta, sobretudo, noutro plano para ocorrências existencalmente bem mais trágicas e significativas como (entre muitas outras possíveis) as que relaciono com a morte da minha Mãe.
Também aí Deus esteve longe da perfeição que lhe é geralmente atribuída e não "compareceu"---ainda que, na ocasião, eu o tivesse desesperadamente procurado...

Sem comentários:
Enviar um comentário